sexta-feira, 6 de março de 2020

Exame ESLE - Minha Experiência

Olá, tudo bem com vocês?

Como havia postado aqui dia 28/02 ocorreu a prova do ESLE (Examen de Suficiencia en la Lengua Española) dado pela UnLar.

Hoje recebi o resultado e fui aprovada! Então um post sobre como foi a minha experiência pessoal sobre o teste.

No total a prova tem 4 fases, compreensão auditiva, compreensão linguística, expressão escrita e expressão oral, a prova teve início pontual as 10:00h da manhã no departamento de línguas da universidade, sendo que as três primeiras partes foram uma atrás da outra, sem intervalos e a última teve horário marcado ao longo da tarde e noite do mesmo dia. Para a aprovação é necessário o mínimo de 60 pontos em cada uma das suas divisões avaliativas. 

Parte 1 - Compreensão auditiva

Nesta primeira parte tivemos que escutar dois áudios, cada áudio foi repetido duas vezes. Após a repetição era nos dado cerca de 10 minutos para responder as questões. Ambos foram retirados de programas de rádio. O primeiro tratava-se de uma entrevista com um especialista de educação no trânsito, apesar do som abafado foi relativamente fácil de entender, as pessoas envolvidas tinham boa dicção, já o segundo aúdio... o som era abafado, o entrevistado parecia estar falando muito longe do microfone e apesar de não ter deixado nenhuma questão em branco não compreendi 100%, o assunto foi sobre o Carnaval. 

Na parte auditiva tirei a nota 90/100. Minha dica é: leia as questões antes de iniciar o áudio, assim você já foca nas partes que falam o importante. No verso da folha eu escrevi várias palavras chaves do pontos importantes de cada conversa. 

Parte 2 - Compreensão Linguística

Aqui são apresentados dois texto e tem questões de compreensão a serem respondidos. O primeiro texto foi sobre um grupo de pessoas que resgatam outras em trilhas na montanha, e o fazem de forma voluntária e o segundo sobre uma pesquisa com adolescentes e como o horário das aulas prejudica ou ajuda o rendimento escolar. 

No total tivemos 60 minutos para a conclusão. Minha nota aqui foi 94/100. Porém o hábito de leitura é algo que cultivo desde jovem, interpretação de texto geralmente é a primeira coisa que desenvolvo em todas as línguas que aprendo, minha dica aqui para se sair bem é ler muito e durante a prova primeiro ler sem ver as questões e fazer um resumo mental dos pontos mais importantes e depois ler o texto com o foco nas questões.

Parte 3 - Expressão Escrita

Novamente com o tempo de 60 minutos, e nesse quesito o controle do tempo é fundamental, temos que escrever dois textos com 15 a 30 linhas. Nos é apresentado um texto ou imagem base que nos serve como referência e temos em cima disto duas opções para cada tema, devemos escolher uma destas opções para realizar o texto.

Eu escolhi no tema um ser uma arquiteta escrevendo um artigo sobre vantagens e desvantagens de uma casa sustentável e no tema dois ser uma universitária escrevendo sobre a colega de quarto maluca por alimentação saudável. Neste aqui eu tirei 90/100 e usei técnicas dos cursinhos pre-vestibular brasileiros para desenvolver o argumento. 

Parte 4 - Expressão Oral

Como havia especificado acima esta parte da prova é realizado com hora marcada depois das três primeiras  fases. 
Assim que elas me chamaram entrei na sala e duas professoras estavam ali para avaliar, a prova é gravada, creio para que elas possam avaliar algum ponto em especifico depois e também para casos de contestação de nota. 
Assim que entrei elas pediram para quem eu me apresentasse, falei um pouco sobre mim e elas começaram a conversar comigo sobre os motivos de tantos brasileiros virem a Argentina estudar medicina. Depois da nossa conversa começçou de fato a avaliação. Ela irá apresentar dois temas e podmeos escolher entre eles. Escolhi uma matéria sobre obesidade infantil e fizemos um teatrinho no qual eu era uma médica que tentava convencer a uma mãe a incentivar que a filha comesse mais saudavelmente e praticasse atividade física. Aqi eu tirei 85/100 e foi minha nota mais baixa. 


Bem é isso gente, caso vocês tenham alguma dúvida é só comentar que respondo assim que possível, se precisarem de indicação de professores de espanhol também tenho duas indicações excelentes que posso enviar. Nesta última semana também se iniciaram as aulas do segundo ano da Barceló e estou fazendo junto com o cursinho preparatório da UnLar, correria define, minha casa está imunda porque todo tempo livre é para estudar (e nesse momento para escrever aqui, pois escrever me acalma e adoro colocar as ideias organizadas em forma de texto).  Em breve um post sobre como está sendo ser aluna do segundo ano de medicina da Barceló La Rioja.

Beijos e até breve!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário