terça-feira, 5 de março de 2019

Exames de Proficiência em Língua Espanhola - SIELE e CELU

Olá!

Como promessa é dívida hoje venho com o post sobre os exames de proficiência em língua espanhola aceitos pela maioria das universidades Argentinas. 

É sempre bom lembrar que se deve consultar a universidade que se tem interesse, pois cada uma tem uma exigência diferente no quesito de qual o nível exigido e qual o os certificados aceitos. Vale ressaltar que algumas universidades oferecem curso e provas próprias, então é sempre importante pesquisar! 

O nível exigido pela grande maioria das universidades Argentinas é B2, mas o que isso significa? Coloco abaixo o Quadro Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Esse quadro é a referência usada para se medir qual o nível de fluência em línguas estrangeiras para todas as línguas. 


Quadro retirado do site: British Council


SIELE - SERVICIO INTERNACIONAL DE EVALUACIÓN DE LA LINGUA ESPAÑOLA

Uma das opções mais procuradas por ser aceita pela maioria das instituições. Ela mede quatro fatores de proficiência: compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral. 

Ele oferece várias modalidades, o SIELE global é o mais completo e engloba todos os fatores citados acima, e por ser o mais completo é o mais provável de ser aceito em um número maior de instituições. Em vários grupos que participo estudantes fizeram a modalidade S5 do exame (aqui entra muito o fator financeiro), que testa somente expressão e interação escrita e expressão e interação oral, como já havia comentado é sempre bom se informar com a instituição de interesse se será válido.

Para realizar a prova você deve entrar no site, colocar o país, estado e região aonde você se encontra e ele dará uma lista de locais credenciados a realizar a prova.

Os valores em março de 2019 são: 155 euros para o exame Global e 100 euros para o exame S5. Nesse valor está incluso acesso a uma área do site que tem um curso sobre a prova.

Para mais informações consultem o site. É bem completo e de fácil navegação, nele contém uma tabela informando qual a nota necessária em cada uma das áreas avaliadas para ser considerado nível B2.

site SIELE

CELU - CERTIFICADO DE ESPAÑOL LENGUA Y USO

O CELU surge como uma alternativa mais barata e igualmente bem aceita nas universidades Argentinas. Em março de 2019 os valores são de 1500 pesos na Argentina ou 160 reais no Brasil.

Segundo informações do site é o único certificado aceito oficialmente pelo Ministério da Educação e Ministério das Relações Exteriores Argentino.

O propósito do CELU é avaliar o uso da linguagem em ações cotidianas, como ler e discutir um artigo, escrever uma carta de resposta, escutar uma reportagem, escrever um anúncio, observar uma peça publicitária e poder comentar sobre ela, o foco não é a parte gramatical.

Para a realização do exame é necessário procurar uma escola credenciada e verificar as datas disponíveis para agendar a sua avaliação.

O site do CELU também é muito completo e tem várias informações interessantes, inclusive alguns exercícios parecidos com os cobrados pela prova.

site CELU


Você já fez seu exame de proficiência? Se sim conta nos comentários qual você fez e qual a sua experiência.

Quem tiver alguma dúvida pode comentar que posso tentar ajudar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário