segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

A polêmica da UNLaM

Boa noite! 

Passando rapidinho para comentar da polêmica sobre a Universidad Nacional de La Matanza, que foi o grande assunto hoje nos grupos de discussão de brasileiros estudando na Argentina.

Para quem não está por dentro segue a polêmica:

Hoje - 18/02/2019,  por volta das 12:30h começaram a surgir boatos através de pessoas que foram realizar suas matriculas na Universidade de que o curso de língua espanhola obrigatória para alunos cujo não tivessem espanhol como língua materna seria 90.000 pesos!!! Isso mesmo, quase R$9.000,00 por um curso de espanhol, que caso não realizado inviabiliza a matrícula na instituição. 

No site oficial AQUI eles orientam que o curso de 'Lengua Castellana y Literatura Hispanoamericana' será obrigatória a todos os alunos estrangeiros que não falam espanhol e que será necessário "Comprobante de transferencia bancaria (equivalente a 1000 módulos)." Porém não falam sobre valores.

Este é o que estavam distribuindo entre os alunos:


Como vocês podem ver é um papel extremamente informal, não é uma nota oficial ou um documento.

Abaixo o vídeo de uma ligação que fizeram a secretaria da UNLaM.



Mais um vídeo, desta vez direto da secretaria da universidade: 

[EDIT 18/02 - 21:36h - retirei o vídeo filmado na secretaria a pedidos. Me informaram que era melhor 'borrar' o rosto da secretária para evitar problemas com uso de imagem dela. Caso eu consiga ou disponibilizem um vídeo sem identificar as pessoas volto a postar.]

Agora a noite a página do Instagram EAUNLAM fez um post contrário a medida, alertando sobre a discriminação contra estudantes brasileiros. Você pode conferir o post AQUI.

O que vocês acham disso? Qual seria a melhor maneira dos estudantes que já estão lá e contavam com a matrícula de protestar? Comentem com as ideias e sugestões de você.

Até a próxima!

P.S.: Se você for dono dos vídeos e/ou fotos postadas e quiser os créditos ou que apague pode me solicitar via o e-mail diario.med.argentina@gmail.com ou nos comentários do blog.









Nenhum comentário:

Postar um comentário