domingo, 14 de abril de 2019

Como fazer para obter os Antecedentes Criminais pela Polícia Federal

Olá!

Hoje mais um desses posts informativos. 

Quando chegamos na Argentina podemos entrar somente com nosso RG devido ao Mercosul, porém sempre recomendo também ter o passaporte, em alguns locais ele será exigido para cadastros e etc. Como somo estudantes e pretendemos ficar pelo menos 6 anos no país o ideal é dar entrada no DNI, documento de identificação Argentino. 

Sem o DNI é quase como ter uma vida 'fantasma', sem poder fazer cadastros em diverso lugares, sem poder ter conta no banco e outros problemas do dia-a-dia. E várias instituições exigem dos alunos que seja dada a entrada no documento para efetuar a matrícula, a Barceló de La Rioja, por exemplo, pede o 'remito' de entrada até que esteja pronto o documento original. 

Dentre os documentos solicitados para a obtenção do DNI esta um certificado de Antecedentes Criminais emitido pela Policia Federal. Fiquem atentos que o emitido pela Policia Civil não é aceito.

Hoje em dia no site da Policia Federal é possível emitir uma versão online dos antecedentes, essa versão retirada pela internet não é aceita na Argentina, é necessária a assinada por um oficial.

Aqui segue o caminho que eu fiz para obter a minha, lembrando que sou da cidade de São Paulo e o procedimento pode ser diferente em outras cidades e regiões.

Primeiramente entrei no site da Policia Federal e vi a lista de endereços, o site esta AQUI Nesse link também tem o endereço deles em outras cidades.

Em posso do endereço de São Paulo fui até o local, tentei ligar antes para confirmar, porém ninguém nunca me atendeu.

Lá dentro foi super tranquilo, passamos por um detector de metal e somos atendidos por recepcionistas, é necessário ter um documento oficial em mãos para poder entrar no prédio. Essa mesma recepcionista me avisou que seria necessário ter uma cópia do RG, CPF e Passaporte para a obtenção dos certificados, então antes de entrar fui atrás de um local para tirar xerox.

Aqui fica uma dica valiosa: tire xerox perto da sua casa! Ali na região da PF em São Paulo cobram R$ 1,00 por cada cópia!

Com as cópias dos documentos em mão voltei para lá, apresentei novamente o RG na portaria e tive acesso ao prédio.

O atendimento no setor foi super rápido, preenchemos uma ficha, ela anexa as cópias dos documentos juntos e recebemos um protocolo para retirada. No meu caso fui até lá numa quarta-feira e a retirada já poderia ocorrer na próxima segunda-feira. E o melhor, é completamente gratuito.

Voltei no dia marcado no Protocolo, passei pelos mesmo processo de entrada no prédio e na hora de retirar e informei que precisava do nome do cartório aonde o responsável pela assinatura tinha firma aberta, eles são bem organizados e já tinham papéis com a informação escrita.

Sai de lá e fui até o cartório que me foi passado para reconhecer a assinatura do responsável, ficou no valor de R$ 6,25.

Nesse mesmo cartório é possível fazer o Apostilamento de Haia, porém por se tratar de um local distante da minha casa optei para seguir para outro cartório. Quando fiz o post sobre os Certificado e Histórico Escolar eu tive que buscar depois os documentos apostilados, então não compensava ir tão longe para buscar depois.

Fui até o 11º Tabelião de Notas localizado na Vila Mariana e fiz lá o apostilamento do Antecedentes criminais e aproveitei para fazer também o da minha certidão de nascimento. Para minha surpresa ficava pronto em menos de 30 minutos, fiquei lá sentada esperando. O valor cobrado foi de R$ 226,64 pelos dois apostilamentos, ou seja R$ 113,32 cada.

Abaixo como ficou:



Espero ter ajudado! Até a próxima.

P.S.: Os Antecedentes criminais tem validade de 90 dias, deixe para tirar mais próximo a sua viagem à Argentina.







Nenhum comentário:

Postar um comentário