terça-feira, 19 de janeiro de 2021

"Quero estudar medicina na Argentina e não sei por onde começar"

Olá, tudo bem com vocês?

Essa pergunta eu recebi via directa lá no Instagram da página, respondi a pessoa no próprio messenger, mas achei que daria um post interessante.

Acho que uma das primeiras coisas a serem definidas é: qual a quantia de dinheiro que você terá disponível para viver lá? Terá alguma pensão ou ajuda familiar ou dependerá exclusivamente do trabalho executado por lá?

Com este primeiro questionamento respondido você pode focar nas instituições de ensino, afinal dependendo do seu orçamento será definido se obrigatoriamente estudará em uma instituição pública ou pode escolher uma privada. Nesse momento é preciso verificar a forma de ingresso exigida pela instituição, a metodologia de ensino e também o nível de espanhol necessário, afinal são fatores que irão influenciar a sua adaptação na universidade. É comum alunos 'migrarem' dentro da Argentina ao não se adaptarem a uma instituição ou cidade, porém isso gera custos.

Depois a questão é a cidade, custo de vida e oferta de empregos para aqueles que dependerão do trabalho próprio. Minha sugestão é: abra um mapa da Argentina para você ter noção da localização, e pesquise também como chegar e sair da cidade, pois existem localidades com um acesso um pouco mais complicado. 

Felizmente hoje com a internet temos acesso muito fácil a várias informações. Busque no Instagram e Facebook perfis de pessoas que estudem em diversas universidades e cidades diferentes e converse com elas. Aqui neste blog por exemplo, tem muita informação sobre La Rioja e a Barceló, além de um pouco sobre a UnLar. Pessoas que se dispõe a fazer alguma mídia social relatando sobre sua experiência costumam ser abertas a tirar dúvidas (inclusive pode deixar a sua aqui nos comentários). 

Um alerta importante: cuidado com algumas assessorias. Ademais dos golpes, existem muitas que pintam uma vida perfeita fora do país, como se tudo fosse muito fácil e simples. Já adianto que estudar medicina no exterior exige muita resiliência, não acredite em quem descreve uma utopia. E se você não tiver dinheiro para pagar e disponibilizar de tempo e um pouco de paciência consegue fazer tudo por conta própria, ou só alguns serviços mais específicos contratar o serviço. 

Vou colocar abaixo uma lista das instituições mais conhecidas na Argentina que podem servir como um ponto de partida nas pesquisas de vocês (não são todas as opções, mas sim as mais comuns). Essa escolha é extremamente pessoal e dependendente de diversos fatores, por isso somente vocês podem fazer.

Universidades Públicas:

- UBA (Buenos Aires)

- UNLP (La Plata)

- UNR (Rosário)

- UNMP (Mar de la Plata)

- UnLar (La Rioja)

Universidades Privadas:

- Fundación H.A. Barceló (Buenos Aires, San Tomé, La Rioja) 

- UAI (Buenos Aires, San Nicolás e Rosário)

Para pesquisar no instagram pesquisem pela # com o nome das universidades e vcoês encontrarão muitos perfis para ajudar a definir sua escolha.

Qualquer dúvida é spo comentar. Até mais. 





2 comentários:

  1. Oii, tudo bem? Eu queria saber qual é o custo de vida onde você mora. Quero muito ir fazer faculdade na Argentina, então estou procurando um lugar que seja "em conta". E tem como você falar também como é o ensino na universidade em que você está??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aqui em La Rioja EU vivo com cerca de R$2.000/mês. Porém tenho conhecidos que vivem com R$900. Depende muito de onde vc escolhe morar e seu estilo de vida. O bom de La Rioja é que existe a possibilidade de estudar na UnLar (Universidad Nacional de La Rioja) que é pública e gratuita, ou na Barceló (aonde estudo) que é particular, mas uma das mais baratas do páis. Esta mesma universidade tem sedes em Buenos Aires e San Tomé, porém devido a um subsídio do governo a mensalidade custa menos que nos outros locais. Tenho dois posts aqui sobre meus gastos mensais, em 2019 e 2020, só não fiz o de 2021 pq estou em processo de mudança de apartamento.

      Excluir