domingo, 6 de outubro de 2019

Trabalhar na Espanha, é possível?

Olá Pessoal, tudo bem? 

Hoje vou fazer um post que na verdade é uma cópia de um post do grupo do Facebook e foi escrito pela Raíssa Marina. Vou fazer minhas próprias pesquisas para em breve poder falar sobre o assunto com mais propriedade, mas fica aqui como um material de informação primária.

"Queridos, vejo muita gente que pretende seguir carreira na Espanha, que não precisa fazer prova de revalidação lá e tal, porém muita gente não pesquisa sobre, sabem somente o que as assessorias lhes informaram.

1. Preciso fazer prova pra revalidar meu diploma na Espanha? 

De fato você não faz nenhuma prova de revalidação, o que é feito é a homologação do título sem a necessidade de fazer uma prova, porém você tem que apresentar uma série de documentos.

2. Todas as instituições Argentinas tem seu diploma convalidado automaticamente? 

Não!

3. Formei na Argentina, já posso trabalhar na Espanha? 

Não! Primeiro você faz seu processo de convalidação, e também da entrada no seu visto de trabalho. Você não pode trabalhar lá, se não tiver o visto de trabalho, mesmo que tenha seu diploma convalidado.

4. Convalidei meu diploma, já posso trabalhar?

Em geral, na Espanha, quando os estudantes se formam em medicina, eles não entram diretamente no mercado de trabalho. Após a conclusão do curso de medicina, eles fazem um exame nacional chamado MIR, para poder ingressar numa residência e após concluir a residência estar apto a trabalhar em instituições públicas e privadas. O exame Mir é realizado anualmente, com um determinado número de vagas, deste total de vagas os estrangeiros só podem concorrer a 4% das vagas, nesse ano de 2019 foram disponibilizadas 272 vagas para estrangeiros, e se inscreveram mais de 4400 estrangeiros para concorrer a essas 272 vagas.

5. Não aprovei no MIR, posso trabalhar na Espanha como médico? 

Sim! Em geral os espanhóis optam por ficar em casa sem trabalhar, somente estudando pro exame Mir do ano seguinte, pois afirmam que os empregados ofertados para quem não tem Mir são subempregos ( palavras de um espanhol), pois a carga horária é muito alta e os salários baixos.

6. Mas onde eu posso trabalhar sem ter MIR?

Geralmente se consegue plantões trabalhando em ambulâncias, em casa de família cuidando de idosos, em shopping center e parque aquático. Obs. Instituições públicas não podem contratar médico sem especialização.

7. Convalidei meu diploma, posso trabalhar em qualquer país da união europeia? 

Não! Por ser estrangeiros, seu diploma somente será válido pra Espanha."


Além disso tem esse vídeo que também ajuda muito:




3 comentários:

  1. Do meu saber...
    Se o candidato sul americano tiver passaporte europeu ele é um cidadão europeu portanto pode concorrer o mir de igual para igual com os Espanhóis e europeus que la concorrerem.
    O lance de especialização e trabalho é muito similar nos países vizinhos, lusitanos e gauleses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carlos, também cheguei nesse informação. Nesse mesmo canal que postei o vídeo tem um sobre a Itália, vou postar depois.

      Obrigada pela colaboração!

      Excluir
  2. A Barceló tem o diploma convalidado automaticamente? Meu filho que também quer fazer medicina, gostaria de ir para a Espanha após a formatura.

    ResponderExcluir