domingo, 20 de março de 2022

Gastos mensais médios - 2022

 Olá! 

Voltei com o post geralmente mais esperado por todos: quanto estou gastando para viver e estudar em La Rioja hoje em dia.

Bem, sempre começo avisando: gastos são coisas extremamente pessoais em alguns aspectos, uma pessoa pode viver com menos e ter uma qualidade de vida bacana e outras com muito dinheiro vão viver mal se não fizer escolhas inteligentes. A ideia é mostra a minha realidade para que vocês tenham uma base e possam a partir dela pensar na sua própria realidade.

Aqui os posts dos anos anteriores:

Gastos Mensais Médios - 2021

Gastos mensais médios - 2020

Gastos mensais médios - 2019





Taxa de câmbio usada foi Western Union "1 BRL = 38,78 ARG", 20/03/2022 as 16:00h. 

Com a taxa de câmbio acima 75.000 ARG é igual a R$ 1.935.

Agora vamos as ressalvas:

Luz: é muito variável. Depende se o local tem aquecimento e fogão a gás ou elétrico, se você usa o ar condicionado/aquecedor o tempo todo. No geral, morando em apartamentos com tudo elétrico, incluindo fogão e ar condicionado, maior maior gasto foi de 1.900 pesos no inverno.

Transporte: No momento os estudantes tem direito a duas viagens de ônibus grátis em dias úteis, o que já ajuda muito. Caso você estude na UnLar e more na região pode ter a economia da mensalidade e transporte (comida também caso você volte para almoçar em casa). O valor da passagem individual está 35 pesos (cerca de R$ 0,90).

Mensalidade: Aqui em La Rioja existe a possibildiade de estudar na UnLar que é gratuíta.

Aluguel: os alugueis em LR estão absurdamente caro nos últimos tempos, além das exigências para entrar, por isso é bom chegar com uma reserva e pensar na possibildiade de dividir moradia.

Academia: Existem várias opções na cidade, das mas baratas as mais luxuosas, procura uma que caiba no seu bolso, mas não deixem essa parte de lado, exercicio fisico faz muita diferença no dia-a-dia.

Plano de Saúde: eu pago porque tenho alguns problemas pré-existentes, mas a saúde pública daqui funciona bem e existem opções mais baratas de planos mais simples.

Mercado e Alimentação: esse daqui dependen totalmente do estilo de vida da pessoa. 

Acho que é só isso, esse é um post que tento fazer bem detalhado, porque tenho medo de acharem que tendo menos dinheiro é impossível e ser responsabilizada por alguém desistir de um sonho, porém também não gosto de ser irresponsável e dizer que pode vir com uma renda muito pequena e colocar alguém numa situação de passar alguma necessidade. Não incluí gastos extras como aquela cervejinha com os amigos ou a pizza do final de semana.

Qualquer dúvida deixem nos comentários ou mandam mensagem lá no nosso Instagram

Até mais!

https://linktr.ee/diario.med.argentina




Um comentário:

  1. Gostaria de investir na universidade de Laplata, cuja cidade parece ser mais barata. Pretendo alugar um apt mobiliado , pois vamos a família (mãe e três filhos estudar)

    ResponderExcluir