quarta-feira, 20 de maio de 2020

Gastos mensais médios - 2020

Olá pessoal, tudo bem?

Em 24 de julho do ano passado fiz este post aqui: Gastos mensais médios, porém muita coisa mudou de lá para cá e vai aqui uma atualização de quanto estou gastando em média para me manter na Argentina estudando medicina.





A cotação atual gira numa média de R$1,00 compra 20 pesos, então convertendo esse valor de 33.572,00 pesos eu gasto R$ 1.678,60 ao mês. Se vocês compararem com o valor que descrevi no post anteriro devido ao câmbio estou gastando menos que ano passado, mesmo com valores maiores.

Agora explicando um pouco cada um desses valores e como é possível economizar dependendo das suas condições financeiras:

Aluguel e condomínio: moro em um apartamento novo na região do centro. Existem opções excelentes de apartamentos no centro com valores mais em conta pois são apartamentos mais antigos. Também existem os 'monoambientes', que são apartamentos sem divisão do quarto. Para quem precisa economizar mesmo vale a pena buscar em bairros um pouco mais afastados ou dividir com alguém, aqui também existem pensões e republicas de estudantes que são opções  válidas. No valor do condomínio no meu caso já incluí os gastos com água e tem esse valor pois tem elevador, pela cidade existem opções mais em conta.

Para quem está de mudança tem que lembrar: Você vai precisa mobiliar a sua casa, então tem que ter uma reserva de dinheiro para geladeira, cama, etc. Por isso se tiver com problemas financeiros as opções de compartilhamento são as melhores. Quando assinar o contrato de aluguel é costume pagar três meses adiantado e devido a inflação do país o aluguel sobe uma média de 15% a cada 6 meses. 

Barceló: Essa é bem fácil, para economizar na cidade existe a possibilidade de ingressa na UnLar, universidade nacional do governo gratuíta. Com isso também é possível morar na região da UnLar aonde os aluguéis são mais baratos que no centro.

Luz: Particularmente acho muito em conta. Como na minha casa não existe ligação de gás fogão aqui é elétrico e o aquecimento de água também, conto com um ar condiciondo quente/frio (muito útil porque o clima é extremo para os dois lados) e mesmo assim o valor nunca passou de mil pesos. 

Internet: assino a Internet Para Todos e acho o valor muito justo. O problema deles é o tempo de instalação, mas depois de instalado nunca tive problemas sérios e dor de cabeça. Nunca pesquisei outros provedores para verificar se existem mais baratos ou melhor serviço.

Celular: aqui me dei esse luxo de pegar um plano da Claro. Mas para quem está sempre no wi-fi basta ter um chip pré-pago e carregar quando achar necessário.

Marmitas: para otimizar meu tempo pago um pacote de marmitas que entregam para mim em casa na hora do almoço de segunda a sexta. Esse item obviamente é completamente opcional, eu por muito tempo cozinhava todas minhas refeições em casa. 

Mercado: esse valor é uma média mensal que gasto no mercado. Como não preparo meu almoço nesse valor tem a comida que faço nos finais de semana, os lanches do jantar e produtos de limpeza. 

Conheço gente que vive com bem menos do que isso e tem uma vida tranquila, não desistam dos seus sonhos antes de conhecer as várias realidades das pessoas que moram aqui. Qualquer dúvida é só escrever nos comentários.

Abraços e até mais! 




10 comentários:

  1. Olá. muito bom poder controlar tudo em estatisticas, apesar que demnda certo rigor eu por uns anos controlei tudo minuciosamente, oque te sugiro é que compute os valores em dolares também, pois é uma moeda que varia pouco na inflação e portanto reflete um valor mais fidedgino com o passo dos anos quando olhas para trás. Eu particularmente considero o odlar a moeda do mundo, a representação do sistema capitalis, o resto é papel colorido, portanto 1678,6 : 6 = 279,76 dólares de gasto mensal, agora compare isso numa média anual ou daqui uns anos e vai ter uma noção mais aproximada de quanto gastava. ^.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica Carlos!
      Vou passar a fazer a conta em dólar tb, realmente fica mais confiável.
      Usando a cotação atual ano passado estava gastando 361,5 dólares e agora 279,76.
      Se usasse a cotação da época que fiz a conta do 1º post estava gastando 577, ou seja, com coisas mais caras e mesmo padrão de vida estou gastando menos que ano passado. A escolha por La Rioja a cada dia me deixa mais feliz.

      Excluir
  2. hehe Creio que somos beneficiados pelo "dolar soja" da Argentina, trocamos pelo cambio informal e tiramos maior proveito e nos alimentamos e injetamos o dinheiro na economia que tem o seu sustento em uma agricultura baseada com um dólar a metade do preço por intervenção do governo, por isso, imagino... A economia atual. Porem é prudente sempre fazer seguro de vida financeiro para eventuais mudanças bruscas na economia, (estamos a beira de um default na Argentina, oque contando que se nosso dinheiro vem do Brasil não nos afeta muito mas é incomodo mesmo assim) diversificar essa reserva (seguro econômico ou dinheiro guardado) em vários bens e ir tocando rezando para não virar um caos econômico e nossas reservas se pulverizarem nessa loucura de sistema econômico capitalista da atualidade. Muito bom seu gesto de compartir os dados.

    ResponderExcluir
  3. porque vc gasta somente 8.800 na universidade.estava lendo infos que os valores do curso é bem maior..Por favor, quanto está o pregrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse valor de 8.800 é o cobrado na Barceló com sede na cidade de La Rioja, aqui a mensalidade é mais baixa devido a um subsídeo do governo. A mesma universidade também tem sedes em Buenos Aires e em San Tomé, sendo que esta última fica na fronteira com o Brasil, ambas com valores que são quase o dobro.

      Não sei te informar os valores do pregrado nesse momento, o de janeiro deste ano estava em 7.600.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Conheci seu blog recentemente e estou gostando muito. Tenho interesse em iniciar os estudos em La Rioja, mas tenho algumas dúvidas.

    Para ingressar na UnLaR, é necessário fazer uma prova, correto?
    Caso eu ingresse na Barceló, depois posso transferir para uma outra faculdade, aproveitando o que já estudei? Ou então por exemplo, posso iniciar na Barceló e, depois, tentar ingresso na UnLaR? Não sei se fez muito sentido o que quis dizer, posso explicar de novo.
    Outra coisa, em La Rioja, existem residências estudantis? Porque eu estava pesquisando sobre residência estudantil em Rosário e sai muito em conta, então imagino que aí também seja. Mas, pesquisando na internet, não encontrei informação sobre nenhuma.

    Muito obrigado desde já e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, Boa tarde, quem bom que você está gostando do conteúdo.

      Assim, tranferencia entre universidades é muito difícil. Tem gente que troca entre sedes da Barceló (vai de Buenos aires para Santo Tomé ou La Rioja por exemplo) para gastar menos, e ainda assim a Barceló só permite uma transferência, então trocou, não destroca mais. Porém entres universidades diferentes nunca ouvi falar, mas conheço gente que por problemas financeiros iniciou tudo de novo em outra instituição.

      Você pode fazer barceló e UnLar sim, não tem problema. Lembre que que a Barceló tem ingresso em maio (e aprovando começa em março do ooutro ano), em setembro (que tbm aprovando ingressa em março do outro ano) e o intensivo em janeiro que aprovando começa em final de março. Conheço uma moça que fez o pregrado de janeiro da Barceló e ao mesmo tempo estudava para a UnLar e aprovou nos dois, escolheu a UnLar por motivos financeiros (o marido que fez o mesmo não aprovou UnLar e segue na Barceló porque lá ele aprovou).
      Eu fiz o pregrado de maio ano passado e esse ano ia fazer a prova da UnLar, até voltei mais cedo para a cidade, mas infelizmente a pandemia estragou esses planos.

      Quanto a residências estudantis existem algumas, vou deixar abaixo o meu e-mail, me escreve que te passo por privado o contato. Porém o que muito fazem é dividir apartamento com amigos, assim fica um preço bacana de aluguel e contas.

      o email: diario.med.argentina@gmail.com

      Excluir
    2. Muito obrigado, vou entrar em contato com você.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi, eu compro de uma mulher brasileira chamada Anna Paula e o marido dela (Rafael) que faz as entregas. Me manda um e-mail no diario.med.argentina@gmail.com que lá como é privado eu passo o telefone de contato deles. Agora estão no Brasil, mas ano que vem devem voltar a fazer.

      Excluir