quinta-feira, 9 de abril de 2020

Sobre a vida em época de quarentena

Olá, tudo bem?

Mais uma semana de quarentena, ação necessária para nossa saúde, mas que mesmo por motivo nobre não significa que seja uma época fácil. Acho que a maioria varia entre dias bons e dias ruins, então eu tento ao máximos tornar os dias no mínimo aceitáveis. 

Em relação a faculdade continuo estudando, apesar de ainda estar bem perdida em relação a conteúdo. Essa semana a plataforma oficial da Barceló deve sair com o conteúdo e aguardando ansiosamente. Enquanto isso alguns ajudantes de catédras e professores estão postando material de estudos e os de anatomia e histologia também deram trabalho valendo nota e participação. Não acho que estou estudando o suficiente, estou com problemas de atenção e foco, mas sou persistente e todo dia, mesmo que seja pouco estudo. Na pior das hipóteses eu elimino as matérias optativas para o próximo ano. 

Segue o link da plataforma Online da Barceló: 


Eles avisaram que vão mandar e-mails com as senhas, mas podem tentar entrar usando DNI_nº do seu documento e a mesma senha que se usa para entrar no sigeduo. 

Essa semana eu fiz a prova online da materia optativa de suturas, então uma coisa a menos para me preocupar e já me inscrevi para a segunda optativa.

Também estou fazendo aulas online do cursinho Instituto Testut, as aulas seriam presenciais, mas estão fazendo um trabalho ótimo com aulas e material online, se não fosse esse cursinho certeza estaria muito mais perdida que estou no momento. 

É isso, vamos seguir em frente, parar não é uma opção e tento manter em mente que esta fase horrível não pode me afastar do meu sonho que é a medicina. 

Abaixo segue e-mail que recebi da embaixa de Córdoba e se você conhecer alguém que se aplique a situação abaixo não esqueça de avisa-la! 

"REPATRIAÇÃO POR VIA TERRESTRE PARA BRASILEIROS NÃO RESIDENTES

PRAZO PARA ADESÃO: 12/04/2020

Tendo em vista o grande número de pedidos de repatriação recebidos de brasileiros não residentes que ficaram impedidos de retornar ao Brasil, em consequência do isolamento social preventivo e obrigatório estabelecido pelo governo argentino, o Consulado-Geral do Brasil em Córdoba organizará, excepcionalmente, em coordenação com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires e as autoridades argentinas competentes, uma operação de repatriação por via terrestre, em ônibus, até a fronteira mais próxima com o Brasil.

Os ônibus passarão pelas principais capitais do NOA: Córdoba, La Rioja, Salta, Tucumán, Catamarca, Santiago del Estero e Jujuy, tendo como destino final o posto migratório argentino em Paso de Los Libres (limite com Uruguaiana/RS) ou de Puerto Iguazu (limite com Foz de Iguaçu/PR), a ser definido oportunamente. O Consulado-Geral do Brasil não se responsabiliza pelo deslocamento daquelas cidades fronteiriças até a localidade de residência no Brasil.

O valor individual do bilhete poderá variar de PA$ 3.500 a PA$ 5.500, aproximadamente, em função da adesão.  O valor exato será comunicado em breve, uma vez conhecido o número exato de cadastrados, e deverá ser pago pelo viajante antes da viagem, em data a ser comunicada oportunamente. 
 
Condições para embarque no ônibus:

- Pagamento prévio da passagem (valor e meios de pagamento serão informados oportunamente);
- Documento de viagem válido (RG ou Passaporte);
- Comprovante migratório de entrada na Argentina;
- Autorização de livre circulação da Embaixada do Brasil em Buenos Aires (a ser solicitada por este Consulado-Geral)
- Cumprimento da quarentena obrigatória e atestado de ausência de sintomas do COVID-19 no momento do embarque, a ser constatado por serviço sanitário local;
- Porte de máscaras.

Por determinação legal, este operativo de repatriação está reservado unicamente a brasileiros NÃO RESIDENTES (em  condição de turistas ou que, tendo tramitado a residência precária, ainda não tenham recebido o DNI).

OS INTERESSADOS EM ADERIR AO OPERATIVO DE REPATRIAÇÃO ACIMA DEVEM ENVIAR OS SEGUINTES DADOS AO EMAIL SECOM.CÓRDOBA@ITAMARATY.GOV.BR:
 
- NOME COMPLETO;
- CÓPIA DO DOCUMENTO BRASILEIRO (RG OU PASSAPORTE);
- CÓPIA DO COMPROVANTE DO ÚLTIMO INGRESSO NA ARGENTINA (ENTREGUE PELA AUTORIDADE MIGRATÓRIA)
- ENDEREÇO NA ARGENTINA;
- TELEFONE DE CONTATO."

6 comentários:

  1. Eu já não tenho mais casa e retornei a La Rioja há 3 semanas, desde então estou me alojando na casa de amigos enquanto espero a quarentena os tramites de titulo e uma oportunidade de emprego, no "mientras tanto" me tornei um plantonista ajudando eles em suas dúvidas de estudo que são muitas rs, imagino o tanto de estudantes que não tem alguém pra orientar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, é bom escutar notícias suas. Desculpa a demora em responder, ando com muitas coisas a fazer e sem muito ânimo para escrever que acabei nem entrando aqui. Se precisar de alguma coisa me avise, ainda tem meu nº de telefone?

      É foda e imagino que não esteja nada fácil para você nessa situação nômade e sem poder sair já que necessita pegar seu diploma.

      Excluir
  2. Olá.Você acha melhor esperar a quarentena passar e iniciar os estudos ano que vem ou entrar agora em setembro? Estou bem perdida em relação a isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra dúvida, é possível que ano que vem eles comecem a exigir certificado de espanhol B2? Pois eu não falo espanhol o suficiente para esse nível então só atrasaria o começo dia meus estudos.

      Excluir
    2. Olá Laura. Quanto a iniciar em setembro: Melhor esperar e ver como será. Conheço gente que conseguiu se matricular agora em maio e vai fazer a cursada online do Brasil mesmo já que não consegue entrar no país no momento. Se vc acha que se adapta a modalidade online faz o de setembro mesmo, vale a pena, e para o pregrado como não tem aula prática vc não perderá muita coisa.

      Excluir
    3. Qnt ao espanhol: A Barceló não exige exame de proficiência e a sede La Rioja oferece um curso gratuito, mas tem que se aplicar bem, pq já no segundo ano os professores são mais exigentes qnt ao nível de espanhol durante as provas orais.

      Excluir