terça-feira, 19 de novembro de 2019

Valores Barceló para 2020

Oi, tudo bem?

Na correria das provas finais esqueci de postar aqui que saíram os valores da mensalidade Barceló para o próximo ano. Vou colocar aqui de todas as unidades, mas só vou comentar sobre a de La Rioja, afinal é o que eu vivo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  •  La Rioja:

Para o pregrado com início em janeiro:
• Matrícula:
ARS 7.600 (até dia 20/12/2019).
ARS 8.150 (21/12/2019 – 20/01/2020)

• Mensalidade Curso de ingresso (3 MESES - Turma Janeiro):

ARS 7.350 pagando até dia 10 de cada mês.
ARS 7.900 após o dia 10 de cada mês.

• Mensalidade após o curso de ingresso (aqui é a minha situação como estudante do 2º ano):

ARS 8.800 pagando até dia 10 de cada mês.
ARS 9.400 após o dia 10 de cada mês.

Aulas de espanhol obrigatórias na faculdade (online e presencial):

Gratuitas

  • Buenos Aires:

Para o pregrado com início em janeiro:
• Matrícula :

ARS 10.800 (até dia 20/12/2019).
ARS 12.600 (21/12/2019 – 20/01/2020)

• Mensalidade Curso de ingresso (3 MESES - turma janeiro):

ARS 12.300 pagando até dia 10 de cada mês.
ARS 13.700 após o dia 10 de cada mês.

• Mensalidade após o curso de ingresso:

ARS 15.200 pagando até dia 10 de cada mês.
ARS 16.100 após o dia 10 de cada mês.

• Aulas de espanhol obrigatórias na faculdade (online e presencial):

ARS 900
  • San Tome:
Para o pregrado com início em janeiro:
Matrícula:

ARS 10.080 (até dia 20/12/2019).
ARS 10.800 (21/12/2019 – 20/01/2020)


Mensalidade Curso de ingresso (3 MESES - turma janeiro):
ARS 12.300 pagando até dia 10 de cada mês.
ARS 13.700 após o dia 10 de cada mês.

• Mensalidade após o curso de ingresso:

ARS 15.200 pagando até dia 10 de cada mês.
ARS16.100 após o dia 10 de cada mês.

• Aulas de espanhol obrigatórias na faculdade (online e presencial):

Gratuitas

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Falando sobre La Rioja:

Houve um aumento considerável na mensalidade. Eu pago no pregrado ARS 4.355 pagando até dia 10 de cada mês e agora os alunos pagarão ARS 7.350. Porém quando comparamos o valor do real é ainda assim muito barato. Quando cheguei aqui fazia câmbio de 1 real para cada 10 pesos, hoje está cerca de 1 real comprando 17 pesos via Western Union. Porém é péssimo para os alunos argentinos, ouvi dizer que eles vão na coordenação reclamar deste aumento. 

Para nós que somos de uma realidade que faculdades de medicina não saem por menos de R$6.000 pagar ARS 8.800, que na cotação de hoje é cerca de R$518,00, as vezes parece que a faculdade é quase de graça, tem vários cursos em universidade brasileiras que são mais caros do que isso (quando fiz farmácia iniciei pagando R$ 800 de mensalidade, porém fiz com FIES). 

Barceló sede La Rioja com certeza é uma excelente oportunidade para quem procura uma particular mas não pode gastar muito, ainda mais associado a uma cidade que tem custo de vida mais reduzido do que a capital Buenos Aires, por exemplo. E posso garantir como estudante que o ensino e estrutura são ótimos.

Até mais! 

43 comentários:

  1. Oi! Conheci teu blog hoje, estou gostando muito porque tem informações boas. Eu moro em La Rioja (recién llegué) e estou numa dúvida cruel entre a UNLAR e a Barceló. Já estudei na UNLP mas tive problemas com alguns professores... bem, resolvi mudar e deixar a xenofobia por lá. Continue escrevendo porque ganhaste mais um leitor. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!

      Seja bem vindo a La Rioja!

      Não posso falar sobre a UnLar, tenho amigos que estão se formando lá e gostam, te recomendo para conhecer mais a instituição o blog do Carlos: http://carlosunlar.blogspot.com/ ele também tá sempre comentando por aqui e agora só faltam as provas finais para ser médico!

      Me inscrevi e vou fazer o pré-grado e aí poderei dar uma opinião com propriedade.

      Quanto a Barceló, tem defeitos, mas no geral estou muito feliz. Não acho que o nível de ensino seja inferior, e acho que tem algumas vantagens no sentido de ter uma estrutura mais individualizada, por exemplo as comissões para as aulas práticas tem no máximo 10-12 pessoas.

      Espero ter ajudado um pouco!

      Até mais.

      Excluir
    2. e esqueci: sinto muito pelas situações de xenofobia que passou!

      Excluir
  2. Eu estudarei na Barcelo a partir de 2021 mas ainda não sei em qual das 3 unidades eu ficarei, tenho muitas dúvidas em relação a qual possibilitará melhor infraestrutura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolpho. Não posso falar nada sobre São Tomé, pois das três unidades é a única que eu não conheço e também não tenho conhecidos que estudam lá. Vejo vantagens para quem precisa trabalhar e estudar junto, já que sendo próximo ao Brasil é possível trabalhar. Porém acredito que talvez os alunos se acomodem um pouco em relação ao espanhol, pois não tendo a necessidade de usar a língua o tempo todo não se esforcem tanto. (mas novamente, só uma ideia, não posso afirmar).

      Estive em Buenos Aires quando ainda decidia para onde ir e a estrutura da instituição lá é ótima! Prédio novo, tudo bem moderno, é sensacional. Não optei por lá pois além da mensalidade mais cara o custo de vida em BA é alto. Morava em São Paulo e estava bem saturada da vida na cidade grande.

      Em La Rioja eu curto muito. Temos excelente professores, usamos os hospitais da cidade (existem 2 muito grandes e de referência na região) e as CAPES (tipo um posto de saúde) para os estágios e rotatório.

      Além disso a vida no interior é mais tranquila, menos corrida e mais barata.

      Agora é ver o que você precisa e pode bancar para fazer a melhor escolha, que é algo bem pessoal.

      Excluir
  3. olá,
    Você sabe me dizer se matricula faz parte das mensalidades para o curso de ingresso? ou seria a matricula + as mensalidades todo mês? Por exemplo se são 4 meses de intensivo, seria a matricula + 4 meses ou a matricula + 3 meses?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é a matrícula mais os meses. Mas por exemplo, eu fiz minha matrícula final de março, mas as aulas começaram em maio, então não paguei por abril.

      Excluir
  4. Quando devo me inscrever para o pregrado de setembro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente as matrículas abrem dois meses antes. Fiquei de olho no site da Barceló. https://www.barcelo.edu.ar/

      Excluir
  5. Olá bom dia,

    la por inicio de janeiro minha filha vai para La Rioja para estudar na Barceló, como sao os preços de hospedagem por ae? tem algum local q nao seja longe mas q tenha bom preço?

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite

      Vou para la rioja também no início de janeiro, se tiver interesse me chama no whats para conversarmos 11 983699076

      Excluir
    2. Olá a vcs dois. Vou add no What'sapp amanhã cedo, ok? assim trocamos algumas ideias sobre LR.

      Excluir
    3. Oi Amir, Tem vários hoteis na cidade, porém não indico aqueles que não conheço pessoalmente. eu já me hospedei no Pucará: https://www.booking.com/hotel/ar/pucara-la-rioja.es-ar.html

      e no Naindo (mas esse é caro): http://www.naindoparkhotel.com/en/

      e já fiquei nesse Airb'n'B: https://www.airbnb.com.br/rooms/31864923?source_impression_id=p3_1587617199_JkkvvllfSTq3y%2Fup

      Caso algum amigo saiba de outros lugares bons te aviso.

      Excluir
  6. Olá tudo bom , conheci seu blog hoje e gostaria de saber se você pode me dar mais alguma informação sobre a Barcelo meu esposo está indo cursar e gostaria de saber se e muito complicado para preparar a documentação sozinho ! Se possível me add no email: taisnascimento.v@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Do inicio ate o final do curso quanto eu iria gastar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder essa questão. Existem muitas variavéis, por exemplo, o valor da mensalidade é ajustado de acordo com a inflação e a inflação aqui na Argentina é absurda, com a situação ecônomica causada pelo COVID-19 ainda mais imprevisivel. Veja só, qnd cheguei pagava 5500 de pregrado, a cotação era 1para dez, então era 550 reais. Hoje a mensalidade é 8.800, mas cotação 1 para 20, então estou pagando R$440, menos que qnd cheguei, mesmo tendo aumentado tanto.

      Excluir
    2. Qual o valor maximo que eu iria pagar em uma parcela da faculdade??

      Excluir
    3. Oi, novamente uma questão que não posso responder. Não sei qual será a porcentagem do aumento da mensalidade ao final do ano, e o valor final em reais pode mudar de acordo com a cotação, e isso depende de vários fatores (politicos Brasilero, Argentino e até mesmo mundial, varia de acordo com o dólar tb).

      Excluir
  8. Olá boa noite, então eu cai aqui em seu blog pesquisando sobre a barceló, eu já estudo no paraguai porém estou pensando em transferir para a argentina, queria saber se tu sabe alguma coisa referente a transferência para a barceló? se é possível? se tu já conheceu alguém por aí que fez ess processo? Desde já obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não conheço ninguém que tenha feito essa transferência, infelizmente não posso te ajudar :(

      Excluir
  9. FILIPE ANTONIO WROBLESCKI8 de agosto de 2020 às 04:08

    Que interessante seu blog. Eu e minha filha estamos estudando a possibilidade de fazer medicina na Argentina. Gostaria de saber maiores informações sobre a forma de ingresso no curso e a grade de disciplinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe, que bom que gostou do blog. então, cada universidade tem seu próprio método de aprovação para entrar. Na UnLar é uma prova e na Barceló é um curso chamado 'pre-grado'. Se vc olhar os posts daqui falo muito sobre os dois. Das demais universidades não tenho informações mais completas já que não participei do processo seletivo.
      vou deixar meu e-mail aqui e caso queira mais informações pode entrar em contato.
      diario.med.argentina@gmail.com

      Excluir
  10. olá!!! Como estão as aulas nesse momento de pandemia? O próximo ingresso é somente ano que vem ou ainda é possível ingressar nesse semestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A universidade criou uma plataforma online aonde sobe materia de eestudos e video aulas. Além disso os professores de cada catedra passam links do Zoom aonde temos aulas ao vivo com os professores. Nessa plataforma também entregamos trabalhos e temos fóruns para tirar dúvidas ou fazer consultas. As provas estão na modalidade online, para mim que sou do segundo ano só tivemos trabalhos avaliativos e exames do tipo de múltipla escolha, mas sei que alguns anos estão redendo prova oral. Provavelmente nossas provas finais tbm serão pelo menos uma parte oral via zoom.

      O pregrada tem em maio, o externsivo, nesse vc já não entra, o de setembro (semi - intensivo) acho q vc também não consegue maos entrar nesse, mas existe o de janeiro que pe intensivo e se aprovado vc já começa a carreira em si no mesmo ano.

      Excluir
  11. Boa tarde. Minha filha está indo em Janeiro para a Barceló,Buenos Aires,você pode me orientar quanto a questão do envio do dinheiro? Qual a melhor maneira de enviar o $ pra ela? E qdo ela for é melhor trocar o dinheiro aqui no Brasil por pesos,levar em real e trocar ai ou levar em dólar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela precisa levar algum valor em dinheiro para os primeiros dias, melhor levar em pesos mesmo, troque uma certa quantidade em casa de câmbio.
      Chegando lá tem duas alternativas:
      1ª WesternUnion: ela ou vc baixam esse aplicativo no celular e fazem o câmbio pelo app, geralmente o valor do câmbio é muito bom. Como a principio ela não terá conta em banco Argentino peça para ser retirado o valor dentro de qualquer agência da Western Union (tem várias em BA).
      2º Cambista: com o tempo ela irá conhecendo e sedo indicada cambista de confiança. As transações geralmente são combinadas via What'sApp e marcam um local para entrega, use somente indicações de outros estudantes para não cair em golpe.

      Meu conselho é: cira para ela uma conta em um banco brasileiro, eu uso o NuBank. Vc transfere em reais para a conta dela. Lá de BA ela vai verificando diariamente qual a melhor cotação (cambista ou WesternUnion) e vai trocando ao longo do mês de acordo a necessidade dela. Qnd o DNI sair ela abre uma conta num banco Argentino e passa a receber tanto por cambista, qnt por WU direto na conta Argentina.

      Fica um vídeo que fala sobre isso tbm. https://www.youtube.com/watch?v=E7J-fUD_oAQ

      Excluir
  12. Boa tarde!
    Podemos conversar? Meu e-mail :tassia_frota@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada estou transferindo da UNMDP para ai. la Rioja. Podemos conversar pelo whats 5548991153364, estou em florianopolis

      Excluir
    2. Olá, me mande um e-mail no diario.med.argentina@gmail.com ou uma DM no insta de mesmo nome. Não add nig, pelo menos a principio no meu celular particular.

      Excluir
  13. Bom dia, eu queria saber se é necessário ser fluente em espanhol ou ter uma certa nota no siele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Barceló não exige certificado de espanhol e oferece aula no pregrado para os alunos extrangeiros (de graça em La Rioja, pago nas demais sedes). A partir do 2º ano quando iniciam as provas orais o nível exigido de espanhol pelos professores é maior.

      Na UnLar é necessário fazer a prova oferecida pelo próprio centro de línguas deles, eu fiz essa prova, tem post sobre ela aqui no blog.

      Excluir
  14. Boa Noite , estou querendo ingressar na faculdade de barceló. Mas as duvidas estão me pegando , pois não conheço ninguem que foi estuda nessa faculdade .
    quando comeca as inscriçoes ? os valores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, os valores para 2021 vc pode ver aqui: https://diariomedargentina.blogspot.com/2020/12/valores-barcelo-2021.html
      As dastas de inscrição não sei informar, mas vc acha no site oficial deles: https://www.barcelo.edu.ar/
      E p/ vc conhcer mais pessoas que fazem faculdade nesta universidade, segue o link de algnus canais de pessoas que estudam lá (não separei por sede):

      https://www.youtube.com/c/MedArg
      https://www.youtube.com/c/WillianCardosoOK
      https://www.youtube.com/watch?v=9HJ4Lokw0sg
      https://www.youtube.com/channel/UCuAF-2juw0GsRHiuQcJ6T3Q
      https://www.youtube.com/watch?v=pb0qiBX_nF0
      https://www.youtube.com/watch?v=1AEBDDqya2s&t=3s

      Excluir
  15. Bom dia
    Parabéns pelo seu grande gesto de generosidade, com seu site com todas as informações.
    Eu sou a Charlene, quero começar a faculdade em janeiro do próximo ano,em San Tomé,estou em dúvida em relação ao pregrado, são três meses e estou a muito tempo sem estudar química, se puder informar o grau de dificuldade ou se puder passar o conteúdo programático das disciplinas se ainda tiver.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charlene! Muito onrigada pelos elogios, amo escrever, sempre foi uma terapia para mim, então escrever este blog e ainda ajudar outras pessoas é um prazer.

      Sobre sua dúvida: o pregrado de janeiro dura jan-fev-mar. Aprovando vc já começa em abril o que chamamos de 2º ano (mas q na verdade série equivalente ao 1º ano no Brasil). O pregrado é tipo um aquecimento. Vou escrever aqui alguns dos temas que lembro:

      QUÍMICA

      – Estrutura Atômica, Massa, iones, isótopos
      – Números Quânticos, Tabela Periódica, Teoria Octeto, Valencia
      – Uniões Químicas
      – Carbono
      – Água: Propriedades, Eletrolitos, Equilíbrio Químico, Ácidos e Bases, Buffers, PH
      – Soluções
      – Glicídios, Monossacarídeos, Dissacarídeos, Polissacarídeos
      – Lipídios, Ácidos Grassos, Esteroides, Terpenos, Lipídios Complexos
      – Aminoácidos, Peptídeos, Proteínas
      – Bases Nitrogenadas, Nucleotídeos, Ácidos Nucleicos, Genes, Mutações.

      Excluir
    2. BIOLOGIA

      – Células procariontes, eucariontes, vírus
      – Membrana plasmática e diferenciações
      – Transporte ativo, passivo
      – Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso
      – Golgi, microfilamentos, microtúbulos
      – Mitocôndrias, Peroxissomas
      -Ácidos Nucleicos
      – Núcleo, duplicação, transcrição, tradução
      – Mendel
      – Mitose, Meiose, Reprodução, gametogênese, Fecundação, Reprodução

      ANTROPOLOGIA

      – Darwin Antes e Depois, Big Bang, Efeito Doppler, Big Crunch
      – Origem da vida, Seleção Natural, Evolução, Lamarck
      – Neodarwinismo
      – Biodiversidade e sua evolução
      – Origem do Homem primata até Homo Sapiens

      HISTÓRIA DA MEDICINA

      – Medicina Pré técnica
      – Pre Historia
      – Medicina Mesopotâmica, Egipcia, Israelita, Hindu, china, Grecorromana
      – Origem dos Gregos, nascimento da ciência
      – Hipocrates, Aristoteles
      – Idade Media: Medicina Árabe
      – As universidades
      – Renascimento: Anatomia descubrimento circulação menor, cirurgia clínica
      – Romantismo: célula e tecidos
      – Positivismo

      Excluir
  16. Parabéns, o seu blog é muito útil, é um achado para quem pretende fazer medicina na Barceló.
    Tenho uma dúvida, os portenhos tem fama de arrogantes. Qual a sua opinião sobre os argentinos de La Rioja? Sentiu hospitalidade?
    Outra dúvida: foi difícil se acostumar com o calor escaldante? Li informações no Google que me deixaram preocupado.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiro muito obrigada!
      Quanto aos portenhos não tenho uma opinião porque conheci muito pouco de BA, e sempre estive lá a turismo.
      Quanto aos Riojanos eu não tive experiências desagradáveis que foram marcantes. Porém essa é minha visão pessoal, tenho colegas, principalmente aqueles que precisaram trabalham diretamente com os Argentinos, que as vezes tem algumas ressalvas quanto a eles, assim como alguns colegas negros me relatam alguns causos que eu como branca nunca passei. No geral sempre fui muito bem tratada e nunca senti um tratamento maldoso (porém pode acontecer de quererem de enganar em relação a preço, etc). Dentro da universidade por colegas e professores não tenho reclamações.

      Agora o calor... se vc pretende não voltar oa Brasil e dezembro e janeiro se prepare. é muito quente mesmo. E o sol daqui para mim é mais ardido que em outros lugares se é que isso faz sentido. Ar condicionado é item essencial (recomendo o quente/frio) pq no frio tbm sofremos muito (aula as 7 da manhã, Barceló fica na beira da rodovia, sem nada para proteger do vento). Tenha sapatos com bol solado pq havaiana e até mesmo as Melissas que as meninas curtem não seguram o calor do asfalto.

      Excluir
    2. Obrigado de coração!
      Sim, sei que para quem precisa trabalhar é comum haver casos de xenofobia, é aquela velha preocupação de que estrangeiros estão roubando os empregos.
      Quanto ao calor, bom saber que dá pra ficar dois meses fora porque o pior do calor é nas férias!

      Excluir
  17. Amada fa{co na UNMDP, estou transferindo para La Rioja esse semestre . Estou em Florianopolis mudo em Janeiro, pode me contactar por whats 48 991153364

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me mande um e-mail no diario.med.argentina@gmail.com ou uma DM no insta de mesmo nome. Não add nig, pelo menos a principio no meu celular particular.

      Excluir